A avaliação holística. A proposta da pedagogia-em-participação

Autores

  • Júlia Oliveira-Formosinho Associação Criança / Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6346

Palavras-chave:

Pedagogia-em-Participação, Ambiente educativo, Avaliação holística, Integração, Complexidade, Documentação.

Resumo

Este artigo apresenta a perspetiva holística para a avaliação das aprendizagens desenvolvida pela Associação Criança que se desenvolve em coerência com a teoria educativa que sustenta a Pedagogia-em-Participação (perspetiva pedagógica para a educação de infância). O itinerário para desenvolver o artigo é de natureza evolutiva, acompanha as decisões feitas para definir a aproximação à avaliação ao longo do tempo da sua constituição. A conclusão do artigo revela o papel central da documentação na avaliação de natureza pedagógica que respeita a aprendizagem holística da criança, partindo do quotidiano por ela vivido, em interação com os pares, a educadora, a equipa educativa. Visibiliza-se, nesta forma de avaliação, a integração entre o fazer, o sentir e o aprender da criança. Visibiliza-se também o papel do profissional como ator privilegiado para fazer uma avaliação contínua e autêntica que faça justiça à integração dos processos e das realizações, através da prática dialógica entre documentação e avaliação.

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Publicado

2015-01-03

Como Citar

Oliveira-Formosinho, J. (2015). A avaliação holística. A proposta da pedagogia-em-participação. Revista Interacções, 10(32). https://doi.org/10.25755/int.6346