A avaliação holística. A proposta da pedagogia-em-participação

Authors

  • Júlia Oliveira-Formosinho Associação Criança / Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6346

Keywords:

Pedagogia-em-Participação, Ambiente educativo, Avaliação holística, Integração, Complexidade, Documentação.

Abstract

Este artigo apresenta a perspetiva holística para a avaliação das aprendizagens desenvolvida pela Associação Criança que se desenvolve em coerência com a teoria educativa que sustenta a Pedagogia-em-Participação (perspetiva pedagógica para a educação de infância). O itinerário para desenvolver o artigo é de natureza evolutiva, acompanha as decisões feitas para definir a aproximação à avaliação ao longo do tempo da sua constituição. A conclusão do artigo revela o papel central da documentação na avaliação de natureza pedagógica que respeita a aprendizagem holística da criança, partindo do quotidiano por ela vivido, em interação com os pares, a educadora, a equipa educativa. Visibiliza-se, nesta forma de avaliação, a integração entre o fazer, o sentir e o aprender da criança. Visibiliza-se também o papel do profissional como ator privilegiado para fazer uma avaliação contínua e autêntica que faça justiça à integração dos processos e das realizações, através da prática dialógica entre documentação e avaliação.

Published

2015-01-03

How to Cite

Oliveira-Formosinho, J. (2015). A avaliação holística. A proposta da pedagogia-em-participação. Interacções, 10(32). https://doi.org/10.25755/int.6346

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences