APORTES DA PSICOLOGIA SOCIAL: DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6555

Palavras-chave:

Relações raciais, Psicologia Social, Educação, Desigualdades sociais, Ações Afirmativas.

Resumo

 

Este estudo se insere na linha de pesquisa “Aportes da Psicologia Social à compreensão de problemas sociais”, desenvolvido no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) junto ao Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade (NEGRI). Para tanto sua organização consiste em duas partes: a primeira refere-se aos estudos do NEGRI no contexto sócio histórico buscando compreender os eixos de desigualdades de “raça” no contexto da educação brasileira; já a segunda sessão dedica-se à teoria sobre relações raciais no Brasil de autores contemporâneos que são utilizadas como aportes teóricos junto ao NEGRI, bem como um breve relato sobre o campo metodológico, a hermenêutica de profundidade (HP), definida por John B. Thompson (2011). Nossas considerações frente aos estudos apresentados do NEGRI buscaram compreender os eixos de desigualdades de “raça” no contexto da educação, os quais permitiram sustentar uma perspectiva de análise crítica e política para o campo de estudos das relações raciais, com o propósito de descrever e interpretar a operação do racismo estrutural e simbólico na produção e sustentação de desigualdades sociais brasileiras.

 

Biografia Autor

Marcos Antonio Batista da Silva, Universidade de Coimbra- Centro de Estudos Sociais

Doutor em Psicoloiga Social pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP),Brasil.

Pos-doutorando no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal.

 

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Silva, M. A. B. da. (2018). APORTES DA PSICOLOGIA SOCIAL: DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.6555