Mediação de conflitos em contexto de educação de infância
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8495Palavras-chave:
Mediação de conflitos, Educação de infância, Investigação-ação, Desenvolvimento profissional.Resumo
Este texto focaliza a temática da mediação de conflitos e, particularmente, a atuação da educadora de infância enquanto gestora de conflitos entre crianças em contexto de educação de infância. A metodologia adotada foi o estudo de caso em investigação-ação, centrando-se num processo de investigação colaborativa entre todas as educadoras da instituição. Buscou-se promover uma atitude investigativa nas educadoras participantes, pela análise reflexiva das suas práticas, e compreender as repercussões do processo formativo nas suas conceções e práticas. Os resultados apontam para diferenças no que concerne a concepção de conflito e valorização e desenvolvimento de competências mediadoras, principalmente na atuação das educadoras, mas também na interacção com as crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.