Estudar em paz: uma proposta de educação para a paz por meio da mediação social

Autores

  • Flávia Tavares Beleza Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos – NEP/UnB
  • Yasmin Gomes Carneiro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8500

Palavras-chave:

Educação para a Paz (EP), Pesquisa para a Paz (PP), Mediação Social, Paz Positiva, Conflito.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fomentar o diálogo sobre a educação para a paz no contexto escolar, apresentando a experiência do projeto “Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar”, que trabalha com a mediação social em escolas públicas do Distrito Federal. Dividido em duas partes, o texto trata, primeiramente, do desenvolvimento histórico da educação para a paz (EP) e apresenta seus suportes conceituais na perspectiva da Pesquisa para a Paz (PP) adotada pelo projeto “Estudar em Paz”. Em seguida, propõe as seguintes reflexões: a consonância da pedagogia de Paulo Freire com as características e objetivos da educaçao para a paz e a adequação da metodologia da mediação social para realizar a educação para a paz no contexto escolar, seguindo os pressupostos da pedagogia freiriana. Na segunda parte, é apresentado o projeto “Estudar em Paz: mediação de conflitos no contexto escolar”, a experiência na Escola Classe 22 no Gama, uma escola pública do DF, e os resultados da pesquisa realizada na monografia de conclusão de curso em Serviço Social na UnB, intitulada “Mediação Social no Contexto Escolar: o reconhecimento do conflito e o enfrentamento à violência em uma escola classe do DF”.

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Publicado

2016-02-19

Como Citar

Beleza, F. T., & Carneiro, Y. G. (2016). Estudar em paz: uma proposta de educação para a paz por meio da mediação social. Revista Interacções, 11(38). https://doi.org/10.25755/int.8500