Podemos estar otimistas com os resultados dos alunos nos exames nacionais da disciplina de biologia e geologia?

Autores

  • Teresa Lopes Universidade do Minho – Instituto de Educação
  • José Precioso Universidade do Minho – Instituto de Educação

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8742

Palavras-chave:

Biologia e Geologia, Avaliação externa, Resultados dos exames.

Resumo

Embora os exames nacionais não sejam uma forma de avaliação consensual, são aplicados em vários países da Europa a fim de classificar o desempenho dos alunos e aferir a qualidade dos sistemas educativos. É importante monitorizar os resultados dos alunos nos exames para se “avaliar” o sistema educativo, detetar e prevenir situações de insucesso.

Objetivos: Caraterizar o (in)sucesso dos alunos nos exames de Biologia e Geologia (BGG), no ano de 2010/11; Descrever a evolução dos resultados entre 2010 e 2013.

Metodologia: Trataram-se estatisticamente os resultados dos alunos nos exames nacionais de BGG, em 2010/2011, disponibilizados pelo JNE. Foi feita uma pesquisa nos sites do GAVE e do JNE, a fim de recolher dados sobre a evolução do insucesso.

Resultados: A média geral de classificações dos alunos no exame de BGG em 2010/2011 foi positiva em todas as fases, situando-se entre os 9,5 e os 11,5 valores, mas mais de um terço dos alunos reprovou no exame. Essa situação piorou bastante, tendo a média descido, em 2011/2012, para 9,8 valores e, em 2012/2013, para um valor historicamente baixo de 8,4 valores. O mesmo acontece com a taxa de reprovação que passou de 38% para 65% em 3 anos.

Conclusões/ Implicações: Relativamente aos resultados no exame nacional de BGG, o panorama era já preocupante em 2010/2011, mas agravou-se muito nestes últimos dois anos (2012/13 e 2013/14). É fundamental investigar rigorosamente as causas desse insucesso e tomar medidas preventivas porque este condiciona o acesso dos alunos ao ensino superior.

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Lopes, T., & Precioso, J. (2016). Podemos estar otimistas com os resultados dos alunos nos exames nacionais da disciplina de biologia e geologia?. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8742

Edição

Secção

XV ENEC - Currículo e políticas educativas