Podemos estar otimistas com os resultados dos alunos nos exames nacionais da disciplina de biologia e geologia?
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8742Keywords:
Biologia e Geologia, Avaliação externa, Resultados dos exames.Abstract
Embora os exames nacionais não sejam uma forma de avaliação consensual, são aplicados em vários países da Europa a fim de classificar o desempenho dos alunos e aferir a qualidade dos sistemas educativos. É importante monitorizar os resultados dos alunos nos exames para se “avaliar” o sistema educativo, detetar e prevenir situações de insucesso.
Objetivos: Caraterizar o (in)sucesso dos alunos nos exames de Biologia e Geologia (BGG), no ano de 2010/11; Descrever a evolução dos resultados entre 2010 e 2013.
Metodologia: Trataram-se estatisticamente os resultados dos alunos nos exames nacionais de BGG, em 2010/2011, disponibilizados pelo JNE. Foi feita uma pesquisa nos sites do GAVE e do JNE, a fim de recolher dados sobre a evolução do insucesso.
Resultados: A média geral de classificações dos alunos no exame de BGG em 2010/2011 foi positiva em todas as fases, situando-se entre os 9,5 e os 11,5 valores, mas mais de um terço dos alunos reprovou no exame. Essa situação piorou bastante, tendo a média descido, em 2011/2012, para 9,8 valores e, em 2012/2013, para um valor historicamente baixo de 8,4 valores. O mesmo acontece com a taxa de reprovação que passou de 38% para 65% em 3 anos.
Conclusões/ Implicações: Relativamente aos resultados no exame nacional de BGG, o panorama era já preocupante em 2010/2011, mas agravou-se muito nestes últimos dois anos (2012/13 e 2013/14). É fundamental investigar rigorosamente as causas desse insucesso e tomar medidas preventivas porque este condiciona o acesso dos alunos ao ensino superior.
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