Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos num contexto de educação não formal com alunos do 1.º ciclo do ensino básico

Autores

  • Fátima Paixão Instituto Politécnico de Castelo Branco e Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
  • Fátima Regina Jorge Instituto Politécnico de Castelo Branco e Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
  • Ana Raquel Taborda Instituto Politécnico de Castelo Branco (mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico)
  • Ana Filipa Heitor Instituto Politécnico de Castelo Branco (mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8756

Palavras-chave:

Ensino Básico, Educação em Ciências, Contextos não formais, Horto de Amato Lusitano.

Resumo

Articular a educação com os processos de formação dos indivíduos como cidadãos, ou articular a escola com a comunidade educativa de um território é uma demanda da sociedade atual. Esta perspetiva aponta que a educação não formal, entendida como aquela que ocorrendo fora da escola tem intenção de ensinar e de desenvolver aprendizagens mais relevantes, permite enquadrar as crianças e as suas aprendizagens no meio natural e social envolvente, favorece uma abordagem mais contextualizada do processo de ensino-aprendizagem e conduz à formação de cidadãos mais despertos para o mundo.

O estudo que se apresenta, inserido na problemática da interação entre educação formal e não formal, desenvolvido com alunos de 2.º ano de escolaridade no âmbito da prática de ensino supervisionada, visou dar resposta à seguinte questão: De que forma a exploração do tema “os cinco sentidos”, no Horto de Amato Lusitano, através da realização de atividades de cariz prático, contribui para a aprendizagem das Ciências?

Adotou-se uma metodologia de investigação-ação de índole qualitativa, implicando o uso de diversas técnicas de recolha de dados e a definição de categorias de análise.

Da análise dos resultados sobressaem como conclusões que: os alunos compreenderam as potencialidades dos seus sentidos, apercebendo-se da importância para a sua vida; as aprendizagens foram bastante ricas e abrangentes, ao nível da aquisição de conceitos, do desenvolvimento de capacidades científicas e da componente afetiva e relacional.

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Paixão, F., Jorge, F. R., Taborda, A. R., & Heitor, A. F. (2016). Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos num contexto de educação não formal com alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8756

Edição

Secção

XV ENEC - Práticas educativas em ciências