Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciências

Autores

  • Elienae Genésia Corrêa Pereira Secretaria Municipal de Educação – RJ, Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ
  • Helena Amaral da Fontorura FFP/UERJ – Faculdade de Formação de Professores/UERJ, RJ

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8759

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino de ciências, Formação de professores.

Resumo

Frente à necessidade de enfrentarmos a realidade da crise ambiental que compromete a qualidade de vida do Homem, é importante prepará-lo para que entenda a dinâmica ambiental e usufrua do contínuo avanço científico-tecnológico de forma consciente e crítica através de ações de Educação Ambiental (EA). Porém, para estas ações terem sucesso, é preciso ter docentes capacitados e que se reflita sobre os objetivos e pressupostos da EA no contexto do ensino formal. Este artigo visa analisar a inserção da EA no ensino de Ciências, perante uma contextualização histórica e de realidade escolar, donde concluímos ser preciso a criação de mais espaços para a ampliação das percepções dos educadores e de seu embasamento teórico-prático.

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Pereira, E. G. C., & Fontorura, H. A. da. (2016). Educação ambiental (EA) na perspectiva do ensino de ciências. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8759

Edição

Secção

XV ENEC - Práticas educativas em ciências