A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO
UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE SUJEITO E ESTRUTURA
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.9744Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa intitulada “Aprendizagem Dialógica: aprofundando a compreensão teórica e ampliando as possibilidades educativas nos anos de 2011 a 2013. Trata-se de estudo teórico sobre o princípio da transformação que compõe um dos sete princípios da Aprendizagem Dialógica. Com base na seleção de autores que serviram de referência para a construção deste princípio, a saber: Freire, Habermas, Vygotsky, Mead e Giddens, o objetivo foi caracterizado pela identificação das possibilidades de mudança na construção de uma sociedade mais democrática, mundo igualitário e dialógica por todos/as. Certamente que a educação é um meio fundamental para fazê-lo, mas isso depende da ação de indivíduos para transformar e / ou recriar o mundo. Um caminho que exige reafirmação dos sonhos individuais e coletivos; o que requer um / a novo / educador / a de potenciar criticidade e coletivamente revelar problemas que se materializam no inédito viável; que requer acordos inter-subjetivas por meio de um movimento de ação-reflexão-ação. E tudo isso exige escolha, a ética ea insistência solidariedade na construção de um mundo mais humano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.