A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO

UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE SUJEITO E ESTRUTURA

Autores

  • Fabiana Marini Braga UFSCar
  • Roseli Rodrigues de Mello UFSCar
  • Lucimara Cristina de Paula UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.9744

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa intitulada “Aprendizagem Dialógica: aprofundando a compreensão teórica e ampliando as possibilidades educativas nos anos de 2011 a 2013.  Trata-se de estudo teórico sobre o princípio da transformação que compõe um dos sete princípios da Aprendizagem Dialógica. Com base na seleção de autores que serviram de referência para a construção deste princípio, a saber: Freire, Habermas, Vygotsky, Mead e Giddens, o objetivo foi caracterizado pela identificação das possibilidades de mudança na construção de uma sociedade mais democrática, mundo igualitário e dialógica por todos/as. Certamente que a educação é um meio fundamental para fazê-lo, mas isso depende da ação de indivíduos para transformar e / ou recriar o mundo. Um caminho que exige reafirmação dos sonhos individuais e coletivos; o que requer um / a novo / educador / a de potenciar criticidade e coletivamente revelar problemas que se materializam no inédito viável; que requer acordos inter-subjetivas por meio de um movimento de ação-reflexão-ação. E tudo isso exige escolha, a ética ea insistência solidariedade na construção de um mundo mais humano.

Biografia Autor

Fabiana Marini Braga, UFSCar

Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos, aréa de ciências humanas

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Braga, F. M., Mello, R. R. de, & Paula, L. C. de. (2019). A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE SUJEITO E ESTRUTURA. Revista Interacções, 13(46), 185–207. https://doi.org/10.25755/int.9744