A divulgação da ciência e o museu de astronomia e ciências afins

Autores

  • Clarisse Cancela PUC-Rio
  • Cristina Carvalho Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.9851

Palavras-chave:

Divulgação da ciência, Museu, Exposições, Espaço não formal.

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a divulgação da ciência no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) no âmbito de algumas de suas exposições considerando sua relevância no meio educacional e museal. Para tanto, recorremos a uma análise teórica e empírica de algumas exposições, onde foi possível perceber que o acervo museológico não foi substituído pelos aparatos interativos, o que define o MAST como museu de ciência e tecnologia do tipo híbrido. Observamos também distintas táticas educacionais utilizadas nas exposições cujo objetivo era facilitar o entendimento da ciência e tecnologia pelo público leigo, fazendo com que a divulgação da ciência continuasse sendo o objetivo central da instituição.

Biografias Autor

Clarisse Cancela, PUC-Rio

Doutoranda em Educação -PUC-Rio; Mestre em Educação -UNIRIO; Museóloga - Unirio.

Cristina Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC-Rio

Doutora em Educação (PUc-Rio); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC-Rio; Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia da PUC-Rio; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação,Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI)

Downloads

Publicado

2017-06-24

Como Citar

Cancela, C., & Carvalho, C. (2017). A divulgação da ciência e o museu de astronomia e ciências afins. Revista Interacções, 13(44). https://doi.org/10.25755/int.9851