O discurso da educação ambiental em artefatos culturais da atualidade
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.9858Palavras-chave:
Educação Ambiental, Antropocentrismo, Terror e Medo.Resumo
O artigo pretende discutir sobre uma pesquisa em andamento que traz como objetivo investigar o discurso de Educação Ambiental em artefatos culturais da atualidade. Foram materiais recortados dos últimos quinze anos que circulam nas escolas e na sociedade de uma forma geral. Parte-se do entendimento que esses artefatos auxiliam na fabricação de um discurso que ensina os modos de ser, olhar e se comportar no ambiente em que vivemos. Para isso, após o escrutínio dos dados coletados e a partir de ferramentas da análise do discurso em Michel Foucault, “criamos” dois enunciados que dão a ver o discurso de Educação Ambiental nos artefatos culturais sob investigação, quais sejam: Terror e Medo pela perda do Planeta e Antropocentrismo. Com enunciações potentes, foi possível problematizar enunciados que sustentam e apoiam essa formação discursiva, ensinando modos corretos de ser sujeitos no mundo contemporâneo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.