PROBLEMAS ESCOLARES E SENTIMENTOS AFETIVOS NEGATIVOS: O PÚBLICO VERSUS O PRIVADO.

Authors

  • Graziele Souza Lira Ferrari ICBS, UFMT.
  • Anna Lettycia Vieira dos Santos Professor Mestre do Curso de Farmácia da UNIVAR e pesquisadora colaboradora do ICBS, Araguaia, UFMT.
  • Carlos Kusano Bucalen Ferrari Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Campus Universitário do Araguaia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.10420

Keywords:

insucesso escolar, afeto negativo, Amazônia Legal

Abstract

Problemas escolares como advertências e reprovações são um entrave para a educação de qualidade no Brasil. Conhecer a freqüência de sentimentos afetivos negativos e de problemas escolares (advertências e reprovações) e suas possíveis relações de gênero foram os objetivos deste trabalho. Foram avaliados 202 escolares da 3ª e 4ª séries de duas escolas públicas e duas escolas privadas em Barra do Garças, MT, Amazônia Legal. Constatou-se que o gênero masculino esteve associado tanto a maiores índices de reprovação escolar quanto a advertências em relação ao gênero feminino (p<0.05). As escolas públicas tiveram maior índice de reprovações (23,47%) comparadas com as privadas (8,65%). A maioria das crianças (65,3%) declarou ter sentimentos afetivos negativos algumas vezes. A presença de sentimentos afetivos negativos foi 1,57 vezes maior nas meninas que nos meninos. A insatisfação com as relações pessoais foi 1,98 vezes maior entre as meninas que os meninos. A insatisfação com as relações pessoais foi 41% maior nos alunos das escolas públicas em relação aos das privadas. Embora as meninas queixem-se mais de afetos negativos, os problemas de disciplina escolar afetam mais os meninos o que significa maior risco de comportamentos antissociais e propensão à violência escolar.

Author Biographies

Graziele Souza Lira Ferrari, ICBS, UFMT.

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Especialista em Trenamento Esportivo e Jogos, Universidade Cândido Mendes (MG/RJ).

Carlos Kusano Bucalen Ferrari, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Campus Universitário do Araguaia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Professor Adjunto do ICBS, Campus Universitário do Araguaia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Autor de cerca de 100 artigos em periódicos especializados na área de saúde, ciências biomédicas, alimentos e nutrição e qualidade de vida. Autor do Livro "A arte de conciliar: Felicidade, carreira e sucesso. Segredos que vão revolucionar sua carreira". Amazon Kindle Boos, 2016. Pesquisador brasileiro incluído na lista dos mais citados de acordo com o ranking do Webometrics (2015).

CV lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799612H8 

 

Published

2018-06-21

How to Cite

Ferrari, G. S. L., Santos, A. L. V. dos, & Ferrari, C. K. B. (2018). PROBLEMAS ESCOLARES E SENTIMENTOS AFETIVOS NEGATIVOS: O PÚBLICO VERSUS O PRIVADO. Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.10420

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences