Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e Suiça

Authors

  • Maria Lourdes Gisi Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
  • Maria-Isabel Voirol-Rubido Universidade de Genebra – Suíça

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.10685

Abstract

A formação continuada docente propalada como essencial nos diferentes setores sociais, pelos avanços no campo técnico-científico é encontrada em documentos internacionais, em discursos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Por estar ancorada nos índices obtidos em avaliações de larga escala, responsabiliza os professores pelos resultados ou assume caráter instrumental sem reflexão sobre dificuldades do contexto escolar e desvinculada da formação inicial. Analisar políticas docentes de formação continuada e profissionalização de professores no Brasil e na Suíça evidencia convergências sobre a compreensão dessa formação, quanto a orientações centradas em mudanças curriculares, com base em avaliações de larga escala e diretrizes de políticas docentes.

Published

2017-01-17

How to Cite

Gisi, M. L., & Voirol-Rubido, M.-I. (2017). Políticas de formação continuada e profissionalização docente no Brasil e Suiça. Interacções, 12(40). https://doi.org/10.25755/int.10685

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences