VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA

Authors

  • Raquel Rodrigues Costa Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
  • Patricia Carvalho Silva Borba Secretaria de Educação do Rio de Janeiro
  • Elaine Prodócimo Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.1254

Keywords:

violência, educação religiosa

Abstract

Poucos estudos relacionam a questão do ensino religioso nas escolas e o comportamento violento de crianças e jovens. Este estudo tem por objetivo analisar propostas de trabalho pautadas na educação religiosa como forma de prevenção e/ou tratamento de condutas violentas por parte de crianças matriculadas em duas escolas particulares, uma adventista e uma católica no ensino fundamental II, comparando seus dados com os de outra escola, também particular, porém laica e baseada na pedagogia tradicional. A pesquisa foi realizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. É um estudo de natureza qualitativa e foi desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória. Foram realizadas observações de aulas e do recreio com registro simultâneo dos dados, com o objetivo de verificar o que ocorre nestes momentos em relação à violência, o que desencadeia estas situações, como ocorre e como esta é tratada nestes ambientes educacionais específicos. Entrevistas com um professor de cada ano de escolaridade do ensino fundamental II e com o coordenador pedagógico do segmento também foram feitas. Os dados coletados mostram que a rotina religiosa não interfere no comportamento dos alunos e que atitudes de repressão e punições tendem a gerar mais comportamentos violentos entre os estudantes. As escolas religiosas selecionadas têm rotinas como orações e leituras de textos bíblicos, que são utilizados como forma de abordar temas como valores e princípios. No entanto, a escola adventista, onde foi observado um número significativo de agressões, se utiliza também de regras e proibições que não foram observadas nas outras escolas.

Author Biographies

Raquel Rodrigues Costa, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física e Pós-Graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (2009). Atualmente faz parte da equipe de Reformulação do Currículo Mínimo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Fundação Cecierj/ Consórcio Cederj e é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Violências - GEPEVs, sediado na Universidade Estadual de Campinas - SP além de pós-graduanda em Gestão e Planejamento Educacional pela Universidade Cândido Mendes - UCAM e em Ensino de Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atua na rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro como Professor Articulador Pedagógico e Professor Docente I - Educação Física.

Patricia Carvalho Silva Borba, Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ - 2009). Atualmente cursando a especialização em psicomotricidade (IBMR/RJ).

Elaine Prodócimo, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora livre docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Violências. Área de estudos Violência e Educação Física escolar

Published

2018-06-21

How to Cite

Costa, R. R., Borba, P. C. S., & Prodócimo, E. (2018). VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO RELIGIOSA. Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.1254

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences