A Educação do Campo e os Processos Educativos advindos da Relação entre Escola-Família-Comunidade
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.12966Abstract
O artigo discorrerá sobre as relações existentes entre escola-família-comunidade na educação do campo e como essas relações se consolidam enquanto processos educativos. Objetiva-se apresentar um recorte do meu trabalho monográfico desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo realizada em duas escolas do campo e em suas respectivas comunidades, localizadas no município de Bananeiras – PB. A pesquisa foi realizada in loco, configurou-se como estudo de caso de caráter exploratório adotando de uma abordagem qualitativa. Para a constituição dos dados foram utilizados questionários e entrevista semi-estruturada; a revisão bibliográfica pautou-se em autores como Freire (2011), Arroyo (2012), Molina (2008), Caldart (2004), Marinho (2008) entre outros. Através deste estudo foi possível identificar que em ambas as escolas a relação dialógica se configura como parte relevante para o processo educativo presente nas relações entre escola-família-comunidade; contudo, essas relações não ocorrem como deveriam, visto que os sujeitos da pesquisa apresentaram uma visão restrita de diálogo e da concepção de sujeito do campo enquanto produtores de conhecimento. Por isso, se faz necessário que a escola pense o sujeito do campo não como um ser definido, mas como sujeito com especificidades e saberes diferenciados, que devem ser considerados como parte integrante do ensino institucionalizado, respeitando assim a configuração diferenciada das escolas do campo e a construção do saber a partir dessas relações
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