Algumas Reflexões sobre a Prática Docente com Compromisso Ambiental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.13335

Abstract

A escola, neste início de novo século, traz consigo inquietações sobre suas práticas, organização e função pedagógica. Este cenário, resultante do trajeto percorrido pela educação é impulsionado pelas contínuas mudanças estruturais na sociedade, pois a instituição escolar é um espaço para relações paradigmáticas, em constante mutação que, hoje, busca cada vez mais estabelecer-se como um espaço formador e transformador da realidade de seus aprendizes. A escola de hoje precisa formar alunos críticos, que valorizem o diálogo e ações orientadas a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. Neste contexto, torna-se importante compreender a relação dos professores com os saberes que ensinam, pois estes constituem em prerrogativa fundamental na configuração indenitária deste profissional, bem como na sua prática docente frente a estes desafios. Neste artigo são apresentadas algumas reflexões acerca da formação de professores, a partir a importância da compreensão da pluralidade de saberes necessários a formação da identidade deste profissional no exercício da docência, consubstanciada a uma prática com compromisso ambiental. O processo de ensino/aprendizagem não pode ser apenas embasado em regras, números, formulas e letras; ele precisa considerar também a sensibilidade, a criatividade e a construção do respeito pelas outras formas de vida e pelas outras culturas.

Author Biography

Cláudio da Silva, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - FPCE, Universidade de Coimbra

Sou brasileiro, com mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais - Universidade de Coimbra (2017), graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1997) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2013), esta última através de um curso a distância, parte de um programa binacional entre o Brasil e o Japão. Minhas experiências abrangem, principalmente, os temas: conservação da natureza, dinâmicas e estratégias em educação ambiental e educação multicultural. No Brasil atuei como biólogo e educador ambiental em zoológicos e em uma ONG dedicada a programas de reflorestamento, pesquisa e reabilitação de animais selvagens. Durante o período de 2005 a 2014 fui professor de Ciências e Biologia em duas escolas para imigrantes brasileiros no Japão.

Additional Files

Published

2018-12-21

How to Cite

da Silva, C. (2018). Algumas Reflexões sobre a Prática Docente com Compromisso Ambiental. Interacções, 14(48), 89–100. https://doi.org/10.25755/int.13335

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences