Algumas Reflexões sobre a Prática Docente com Compromisso Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.13335Abstract
A escola, neste início de novo século, traz consigo inquietações sobre suas práticas, organização e função pedagógica. Este cenário, resultante do trajeto percorrido pela educação é impulsionado pelas contínuas mudanças estruturais na sociedade, pois a instituição escolar é um espaço para relações paradigmáticas, em constante mutação que, hoje, busca cada vez mais estabelecer-se como um espaço formador e transformador da realidade de seus aprendizes. A escola de hoje precisa formar alunos críticos, que valorizem o diálogo e ações orientadas a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. Neste contexto, torna-se importante compreender a relação dos professores com os saberes que ensinam, pois estes constituem em prerrogativa fundamental na configuração indenitária deste profissional, bem como na sua prática docente frente a estes desafios. Neste artigo são apresentadas algumas reflexões acerca da formação de professores, a partir a importância da compreensão da pluralidade de saberes necessários a formação da identidade deste profissional no exercício da docência, consubstanciada a uma prática com compromisso ambiental. O processo de ensino/aprendizagem não pode ser apenas embasado em regras, números, formulas e letras; ele precisa considerar também a sensibilidade, a criatividade e a construção do respeito pelas outras formas de vida e pelas outras culturas.
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