O USO EXCLUSIVO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA

UMA SOLUÇÃO EM MEIO À CRISE BRASILEIRA?

Authors

  • Erlinda Martins Batista UFMS e UNIDERP
  • Shirley Takeco Gobara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.14794

Abstract

Este artigo apresenta análise dos resultados de duas pesquisas cujos enfoques estavam voltados à interação em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Moodle, e na redução das ofertas de cursos em decorrência de cortes no financiamento da Educação a Distância - EaD, no contexto da coordenadoria de EaD, de instituição pública de ensino superior brasileira, entre 2014 e 2017. O objetivo geral foi analisar as mudanças ocorridas até o ano de 2017 nas propostas dos cursos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil, correlacionando-as com os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre a interação em um curso de pedagogia a distância concluída em 2013. As pesquisas foram desenvolvidas na perspectiva do materialismo histórico cultural e das ideias de Vygotsky (2003, 2008) sobre a interação promovida pelo professor no meio didático. A coleta de dados abrangeu a observação do AVA de 2008 a 2012, e a pesquisa documental nos relatórios técnicos da EaD da referida instituição de 2014 a 2017. Os resultados da pesquisa concluída em 2013 apontaram a necessidade de realizar mais encontros presenciais, a despeito do uso do AVA para interação entre estudantes e professores. Contudo, os resultados da pesquisa concluída em 2017, mostraram que as mudanças, ocorridas em decorrência de cortes no financiamento da EaD, suspenderam os encontros presenciais e estabeleceram o uso exclusivo do AVA. As análises evidenciam que a redução no financiamento da EaD é consequência de uma modalidade não institucionalizada no contexto pesquisado, tanto pelo trabalho docente em condições desfavoráveis, quanto pela aprendizagem em ambientes exclusivamente virtuais.

 

Author Biographies

Erlinda Martins Batista, UFMS e UNIDERP

Coordenadora do Grupo de Pesquisas - GINPEAD/CAPES na UFMS e UNIDERP.

Shirley Takeco Gobara, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Coordenação do Programa de Doutorado em Ensino de Ciências.

Published

2019-01-03

How to Cite

Batista, E. M., & Gobara, S. T. (2019). O USO EXCLUSIVO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: UMA SOLUÇÃO EM MEIO À CRISE BRASILEIRA?. Interacções, 14(47), 146–169. https://doi.org/10.25755/int.14794

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences