O ENSINO SUPERIOR PODERIA SER CONSIDERADO UM DIREITO FUNDAMENTAL?

Authors

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR http://orcid.org/0000-0003-3759-0377
  • Michelle Guimarães Gontijo de Carvalho PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.15038

Abstract

A educação é um direito fundamental social de aplicação universal, de suma importância para a construção de uma sociedade livre e justa, proporcionando maior desenvolvimento ao país. A Constituição Federal do Brasil estabelece a obrigatoriedade e a gratuidade para o ensino fundamental e a progressiva universalização do ensino médio. No entanto, esse direito não é estendido ao ensino superior, que preza a disputa de métodos entre aqueles que pretendem realiza-lo. Em face dessa situação, neste estudo, discute-se o ensino superior como direito fundamental social. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental, analisando, num primeiro momento, os direitos fundamentais, suas características e seu contexto histórico. O apoio teórico está em Alexy, Canotilho, Dworkin, Hachem, entre outros. Em seguida, traz as gerações de Direitos humanos e suas aplicações ao longo da história, bem como a importância social e jurídica da construção do Direito fundamental ao longo da civilização humana. Na sequência, busca identificar as diferenças entre princípios e regras, e realizar um parâmetro de aplicabilidade dos conceitos estudados. Por fim, identifica a importância do direito à educação no ensino superior, concluindo que deve ser considerado um direito fundamental.

 

Author Biographies

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito.

Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação, Doutora em Educação.

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Editora da Revista Diálogo Educacional, da PUCPR.

Michelle Guimarães Gontijo de Carvalho, PUCPR

OAB-PR nº 59.366. Graduada em Direito pela Universidade Positivo (2011). Pós-Graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, curso realizado na área de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho (2011/2012). Mestranda em Direito na área de concentração de Direito Socioambiental e Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016/2017). Exerce a advocacia no Escritório Benkendorf Advogados Associados, possuindo experiência profissional nas várias áreas do Direito, tais como: Direito Civil, Direito Família, Direito Previdenciário e Direito do Trabalho. Exerceu a docência para os cursos de Técnico em Contabilidade e Técnico em Administração, com ênfase nas matérias de Direito do Trabalho, Direito Tributário, Responsabilidade Civil, Direito do Consumidor e noções de Direito Constitucional.

Additional Files

Published

2019-11-30

How to Cite

Dudeque Pianovski Vieira, A. M., & Carvalho, M. G. G. de. (2019). O ENSINO SUPERIOR PODERIA SER CONSIDERADO UM DIREITO FUNDAMENTAL?. Interacções, 15(51), 1–19. https://doi.org/10.25755/int.15038

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences