O ENSINO SUPERIOR PODERIA SER CONSIDERADO UM DIREITO FUNDAMENTAL?
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.15038Abstract
A educação é um direito fundamental social de aplicação universal, de suma importância para a construção de uma sociedade livre e justa, proporcionando maior desenvolvimento ao país. A Constituição Federal do Brasil estabelece a obrigatoriedade e a gratuidade para o ensino fundamental e a progressiva universalização do ensino médio. No entanto, esse direito não é estendido ao ensino superior, que preza a disputa de métodos entre aqueles que pretendem realiza-lo. Em face dessa situação, neste estudo, discute-se o ensino superior como direito fundamental social. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental, analisando, num primeiro momento, os direitos fundamentais, suas características e seu contexto histórico. O apoio teórico está em Alexy, Canotilho, Dworkin, Hachem, entre outros. Em seguida, traz as gerações de Direitos humanos e suas aplicações ao longo da história, bem como a importância social e jurídica da construção do Direito fundamental ao longo da civilização humana. Na sequência, busca identificar as diferenças entre princípios e regras, e realizar um parâmetro de aplicabilidade dos conceitos estudados. Por fim, identifica a importância do direito à educação no ensino superior, concluindo que deve ser considerado um direito fundamental.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.