FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA NOVA ESCOLA DOUTORAL
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.19155Resumo
Com este artigo pretendemos abordar a questão da educação doutoral como ferramenta para desenvolver, nos jovens investigadores estudantes de doutoramento, uma sólida formação em investigação, mas também competências para, independentemente do setor em que encontrem emprego (dentro ou fora da Academia), responderem criativamente a situações complexas e desconhecidas numa sociedade em constante mudança. Será descrita a experiência da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), assumindo-se como pressuposto que o principal resultado de um processo de doutoramento é o desenvolvimento pessoal e profissional do doutorando e não, exclusivamente, a sua tese.
Daremos um enfoque especial ao curso “Finishing my PhD: the next 90 days” por ser aquele que é frequentado pelos estudantes da NOVA no final do seu processo de doutoramento e que visa, para além de uma reflexão sobre a etapa pós-doutoramento, o contacto com hipóteses de saída profissional, bem como com profissionais com percursos muito diversos, quer no mundo académico, quer fora dos muros da Academia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.