FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA NOVA ESCOLA DOUTORAL

Autores

  • Joana Marques Universidade Nova de Lisboa
  • Patrícia Rosado-Pinto
  • Guilherme Victorino

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.19155

Resumo

Com este artigo pretendemos abordar a questão da educação doutoral como ferramenta para desenvolver, nos jovens investigadores estudantes de doutoramento, uma sólida formação em investigação, mas também competências para, independentemente do setor em que encontrem emprego (dentro ou fora da Academia), responderem criativamente a situações complexas e desconhecidas numa sociedade em constante mudança. Será descrita a experiência da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), assumindo-se como pressuposto que o principal resultado de um processo de doutoramento é o desenvolvimento pessoal e profissional do doutorando e não, exclusivamente, a sua tese.

Daremos um enfoque especial ao curso “Finishing my PhD: the next 90 days” por ser aquele que é frequentado pelos estudantes da NOVA no final do seu processo de doutoramento e que visa, para além de uma reflexão sobre a etapa pós-doutoramento, o contacto com hipóteses de saída profissional, bem como com profissionais com percursos muito diversos, quer no mundo académico, quer fora dos muros da Academia.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Marques, J., Rosado-Pinto, P., & Victorino, G. (2019). FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DA NOVA ESCOLA DOUTORAL. Revista Interacções, 15(52), 4–22. https://doi.org/10.25755/int.19155