Ensino remoto emergencial paranaense

Uma análise da disciplina de Ciências

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.21094

Abstract

This present essay aimed assess wether and how the Emergency Remote Education (ERE), proposed by the Paraná State Department of Education, during COVID-19 pandemic, allows the contextualization of scientific concepts. The research is justified based on the understanding that teaching and learning process must consider the cultural, economics and socials aspects of students; enable the valorization of student’s previous knowledge and consequently the scientific literacy. So, were analyzed and transcribed 3 science classes of 6º grade, recorded and uploaded on ERE platforms. The results demonstrate, even teacher trying to contextualize the contents taught the platforms does not allow the approximation between scientific concepts and students’ reality. Knowing that the same classes were watching by all 6º grade classes in the state of Paraná, thus suggesting the need for different approaches to guarantee a scientific literacy.

Author Biographies

Jessica Silva dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá. Participa do Programa de Residência Pedagógica em Biologia. Estagiou no Instituto Ambiental do Paraná. Estagiou no Laboratório de Microbiologia de água, ambiente e alimentos. 

Maycon Raul Hidalgo, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense (2010); Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Instituto Paranaense de Ensino (2012); Mestre em Educação para Ciências e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2015); Doutor em Educação para a ciência e a Matemática pela
Universidade Estadual de Maringá (2019). Professor da disciplina de Ciências na Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR. Integrante do Grupo de Estudos em Ensino de Ciências da UEM (Grupo SEMINARE); Integrante do grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas no Ensino de Ciências da
UEL (Grupo GETEPEC); Atualmente trabalha com pesquisa em campo na área de História e Filosofia da Ciência, Ensino de Evolução, Ensino de Biologia, Formação inicial e continuada de professores, educação ambiental formal e informal.

Bianca Georg Fusinato, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microorganismos. Participou dos Projetos de Ensino: PIBID, Residência Pedagógica de Biologia, visando o processo de ensino-aprendizagem. E participou do Projeto de Extensão, com foco na prevenção do Câncer de Mama.

Erika Dayane Cock Batista

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá. Participa do Programa de Residência Pedagógica em Biologia. Participou do PELD na área de Vegetação Ripária. Estagiou no Museu Dinâmico Interdisciplinar.

Published

2020-12-30

How to Cite

Silva dos Santos, J., Hidalgo, M. R., Georg Fusinato, B. ., & Cock Batista, E. D. (2020). Ensino remoto emergencial paranaense: Uma análise da disciplina de Ciências. Interacções, 16(55), 140–164. https://doi.org/10.25755/int.21094

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences