Editorial
O Interesse da Psicanálise para a Educação
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.25097Abstract
Sigmund Freud, no seu trabalho “O interesse da Psicanálise” (1913/1984), questionou-se, isto é, questionou-nos, a respeito da importância de um olhar psicanaliticamente informado sobre a Educação. Próprio dos pioneiros, abriu um novo lugar - um lugar Outro - no qual os educadores se haveriam de sentar e dar formas a um sentir vindo de dentro, pensando-o, perguntando de si, do Outro e de si com o Outro. João dos Santos, psicanalista e pedagogo, curiosamente nascido nesse mesmo ano, nunca desistiu de nos chamar a atenção para a importância de um olhar que não se deixasse repousar nas superfícies do fenómeno educativo (Santos, 1991), insistindo na necessidade de que o olhar de cada educador chegasse às profundidades, ao jamais dito, propondo “o psicanalista na escola ”(Santos,1988a) e que a ciência das profundidades trouxesse a escola para o interior da sua reflexão. É com João dos Santos que encontramos os primeiros diálogos da Psicanálise aplicada à Educação em Portugal, desafiando cada um de nós a tomar para si o pensamento e a questionar o que pensamos saber, como nos diz em “se não sabe porque é que pergunta?” (Santos,1988b).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Interacções
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.