Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente

em Busca de um Jeito Hacker de Ser

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.25217

Abstract

Given the increase in intolerance and hate speech in the contemporary world, the school seems to be the privileged place for a critical analysis and overcoming this situation, since it is a strategic space for citizen education on a democratic and inclusive basis. This work aims to study the intervention actions linked to the Project "School-World Connection: innovative spaces for citizen training", aiming to survey the possibilities and challenges of a teacher training / action centered on an education for authorship, collaboration and production, at school with a hacker way of being. The hacker perspective has been favorable to the training of citizens for human rights in digital culture, and can be incorporated into pedagogical practices in formal educational contexts.

Author Biographies

André Ary Leonel, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Professor Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Professor visitante na City University of New York (CUNY) (2020) pelo Programa CAPES/PRINT-UFSC. Participa do grupo de Pesquisa COMUNIC. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física e Formação de professores, com interesse nos seguintes temas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Cultura Hacker; Alfabetização Científica e Técnica; Educação em Direitos Humanos; e Ensino de Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica.

Marina Bazzo De Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e ao Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFSC (2001), mestrado em Biologia Vegetal pela mesma instituição (2005) e doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação Científica e Tecnológica, Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Midia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC). Vice-líder do Grupo Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia (REPERCUTE). Mãe desde 2013.

Published

2021-12-28

How to Cite

Ary Leonel, A. ., & Bazzo De Espíndola, M. . (2021). Aproximações entre a Cultura Digital e a Educação em Direitos Humanos na Formação Docente: em Busca de um Jeito Hacker de Ser. Interacções, 17(57), 183–203. https://doi.org/10.25755/int.25217