A Importância da Promoção dos Relacionamentos Positivos em Idade Pré-escolar
O Programa Hora de SER®
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37556Abstract
O Programa de Prevenção Hora de SER® – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos no Pré-Escolar, pretende introduzir a prevenção o mais precocemente possível, dotando as crianças e profissionais de ferramentas para a promoção de relacionamentos saudáveis. A capacidade de interagir de forma positiva com as outras pessoas não é inata. Os conhecimentos, competências e valores que facilitam o estabelecimento de relacionamentos positivos devem ser aprendidos precocemente e sedimentados ao longo do ciclo de vida. Competências como a cooperação e valores como o respeito são determinantes na manutenção de relacionamentos interpessoais positivos. A sua aprendizagem e treino devem ser fomentadas desde cedo, através da experiência e prática, no contacto com modelos de aprendizagem positivos. A família, a escola, outros contextos educativos e a comunidade são contextos com elevado potencial para o reconhecimento (e posterior reprodução) destes modelos. Neste artigo apresentamos o Programa Hora de SER®, na sua versão dirigida a crianças entre os 3 e os 6 anos, os módulos que o compõem e os principais resultados da avaliação de impacto social.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Rosa Saavedra, Mariana Pinto, Letícia Rodrigues, Manuela Santos, Cynthia Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.