A Importância da Promoção dos Relacionamentos Positivos em Idade Pré-escolar

O Programa Hora de SER®

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.37556

Abstract

O Programa de Prevenção Hora de SER® – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos no Pré-Escolar, pretende introduzir a prevenção o mais precocemente possível, dotando as crianças e profissionais de ferramentas para a promoção de relacionamentos saudáveis. A capacidade de interagir de forma positiva com as outras pessoas não é inata. Os conhecimentos, competências e valores que facilitam o estabelecimento de relacionamentos positivos devem ser aprendidos precocemente e sedimentados ao longo do ciclo de vida. Competências como a cooperação e valores como o respeito são determinantes na manutenção de relacionamentos interpessoais positivos. A sua aprendizagem e treino devem ser fomentadas desde cedo, através da experiência e prática, no contacto com modelos de aprendizagem positivos. A família, a escola, outros contextos educativos e a comunidade são contextos com elevado potencial para o reconhecimento (e posterior reprodução) destes modelos. Neste artigo apresentamos o Programa Hora de SER®, na sua versão dirigida a crianças entre os 3 e os 6 anos, os módulos que o compõem e os principais resultados da avaliação de impacto social.

Published

2024-12-20

How to Cite

Saavedra, R., Pinto, M., Rodrigues, L., Santos, M., & Silva, C. . (2024). A Importância da Promoção dos Relacionamentos Positivos em Idade Pré-escolar: O Programa Hora de SER®. Interacções, 20(69), 1–26. https://doi.org/10.25755/int.37556

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences