A Educação do Campo, História e Progressos
Da Alfabetização ao Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.6005Abstract
O presente artigo visa elucidar questões que envolvem a Licenciatura em Educação do Campo, os movimentos sociais, seu envolvimento na luta pela adequação da educação em moldes que atendam a diversidade cultural do sujeito do campo, o avanço relacionado ao reconhecimento da cultura e da diversidade do homem do campo, e a importância da preservação de seus costumes dentro das escolas. A valorização do universo rural brasileiro com a criação de uma política de Educação do Campo, suas diretrizes operacionais e os documentos que contornam essa política são objetos de estudo dessa pesquisa, cujo objetivo é assegurar a preservação da identidade e da memória do povo brasileiro em sua essência interiorana, sua oralidade, alfabetização e letramento. Para tanto, queremos responder a algumas questões: o que são Políticas de educação do Campo? Quais movimentos sociais se envolveram nessa demanda? Quais as instituições se envolveram para a criação e regulamentação das políticas de educação do campo? Onde e quando foram criados os primeiros cursos voltados para a formação de educadores do campo? Sobre o que tratam os marcos normativos da Educação do campo? Para tanto, vamos nos servir do seguinte corpus: ementa do curso de Licenciatura em educação do campo da UFMG, bem como as publicações das resoluções, pareceres, decretos e leis que envolvem a educação do campo e seus marcos normativos.
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