Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.6373Keywords:
Ciência e Poesia, CTS, Fernando Pessoa.Abstract
A educação via abordagem CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) propõe que a Ciência seja ensinada como um empreendimento construído sócio‑histórico‑culturalmente e em constante transformação. Além disso, deve possibilitar reflexões sobre riscos e benefícios da Ciência e Tecnologia na sociedade. Dessa forma, buscou-se na interface Ciência e Poesia uma via possível de abordagem CTS. Foi investigada a obra completa de Álvaro de Campos, heterônimo do escritor português Fernando Pessoa, sendo selecionados poemas que relacionassem explicitamente conceitos relativos à abordagem CTS. Em seguida, foi utilizado deste autor o poema “Ode Triunfal” para uma prática com alunos do ensino básico (9.º ano) que envolvia leitura e produção textual. Os textos elaborados pelos estudantes foram submetidos à análise de conteúdo para que se averiguasse a presença de uma convergência entre os temas que surgiram após a leitura do poema e objetivos do Ensino de Ciências.Downloads
Published
2015-01-05
How to Cite
Oliveira, R. D. V. L. de, Rodrigues, L., & Queiroz, G. R. P. C. (2015). Álvaro de Campos, poeta e engenheiro: a utilização de poemas de Fernando Pessoa como recurso didático em aulas de ciência com enfoque CTS. Interacções, 10(31). https://doi.org/10.25755/int.6373
Issue
Section
Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.