O processo de municipalização da educação em Rio Preto e a atuação das elites letradas locais: reivindicação em tempos de modernização
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.7232Abstract
Na década de 1920, como demonstraram os estudos de Campos (2004) e de Silva (2009), o cenário político da região do Noroeste Paulista estava com uma configuração diferenciada, se comparado com os anos anteriores. Silva (2014), ao fazer uma análise relacionando matérias veiculadas no jornal local A Noticia e no Album Illustrado da Comarca de Rio Preto (1927-1929), identificou que, dentre as temáticas estava a da municipalização da educação, no sentido de torná-la uma realidade e um compromisso social com o progresso e a urbanização. Tendo Saviani (2007) como fundamentação teórica, verifica-se que esta municipalização tangenciava um projeto maior, de tal forma que se apregoava a máxima de que a escolarização era o único caminho para se alcançar a civilização no Brasil. Pelo presente artigo, serão expostos alguns resultados do estudo acerca da historicidade de municipalização da educação em Rio Preto, dando ênfase para o período de 1920, bem como para a atuação das elites letradas.
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