Sê inteiro. A autenticidade do sentir e a autonomia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8470Keywords:
Atenção, Autonomia, Autenticidade, Arte e experiência estética, Desaprender, Inteireza, Já-sentido, Já-pensado, Sentir, Fernando Pessoa.Abstract
Pensar a educação como formação da atenção, implica atender também aos perigos dessa fórmula. Neste ensaio procuro interrogar as determinações educativas e culturais sobre o sentir – dos sentidos e dos sentimentos – e o modo como a poesia de Fernando Pessoa nos ajuda a compreender a necessidade de uma pedagogia do desaprender, de modo a que cada um se aproxime mais de si mesmo. Não de um sim já (de)terminado, mas um si sempre por vir, a fazer-se, e autónomo: capaz de sentir e saber o que sente; de pensar por si e saber o que pensa, afastando-se da simples repetição do já-sentido e do já-pensado – mas consciente da vivermos sob influência de outros. Como pode uma educação ajudar a desenvolver as múltiplas linguagens expressivas para que cada um aceda ao que sente e pensa? Como pode a educação contrariar a fragmentação contemporânea, permitindo a formação de um ser inteiro – que está todo em cada coisa e no mínimo que faz?Downloads
Published
2016-02-17
How to Cite
Vale, P. P. do. (2016). Sê inteiro. A autenticidade do sentir e a autonomia. Interacções, 11(37). https://doi.org/10.25755/int.8470
Issue
Section
Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.