A análise de discurso como metodologia para o estudo de políticas educacionais: o caso da proposta curricular do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8734Keywords:
Análise de Discurso, Currículo, Políticas Educacionais.Abstract
A Análise de Discurso (AD) de vertente francesa oferece instrumentos teóricos e metodológicos que permitem ao analista incorporar as condições históricas e ideológicas em que o discurso foi produzido e, assim, experimentar gestos interpretativos e construções de sentido. Dito de outro modo, é possível ir além do conteúdo literal de um texto/discurso, percebendo como ele produz e veicula sentidos, evitando reduzi-lo a algo evidente, naturalizado, hermético.
Com o intuito de apresentar o potencial metodológico da AD para o estudo de políticas educacionais, o presente trabalho tomou como foco de investigação o caso da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, a qual unificou o currículo de toda a rede de escolas públicas estaduais paulistas a partir do ano de 2008. Para isso, foram considerados os discursos oficiais da Secretaria Estadual de Educação, bem como os discursos de professores da rede Estadual e um conjunto de trabalhos acadêmicos produzidos a respeito da Proposta. Foi possível identificar e confrontar diferentes categorias discursivas, as quais nos permitiram gestos de interpretação e construções de sentidos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.