Natureza da ciência e modelos científicos: um estudo com futuros professores do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8752Keywords:
Natureza da Ciência, Modelos Científicos, Futuros professores de Ciências, Ensino Básico, Ensino das Ciências.Abstract
A construção de um conhecimento sólido acerca da natureza da ciência revela-se crucial na Educação em Ciências, uma vez que contribui para o desenvolvimento da literacia científica, do conhecimento científico e de diversas competências, como o espírito crítico. Da mesma forma, também os modelos científicos são considerados essenciais na Educação em Ciências, mostrando-se como uma ferramenta poderosa para envolver os estudantes a refletir sobre ciência. Os modelos científicos são, assim, essenciais para a aprendizagem da ciência, de como fazer ciência e sobre ciência. Contudo, apesar de toda a importância atribuída à natureza da ciência e aos modelos científicos, verifica-se que os alunos do ensino básico não possuem visões adequadas relativamente a estes aspetos.
Pelo exposto e, tendo em conta que a visão dos professores exerce uma grande influência na aprendizagem e experiência educativa dos alunos, julgamos fundamental avaliar o conhecimento de futuros professores sobre a temática em análise.
Neste estudo e no âmbito de formações realizadas em duas instituições de ensino superior públicas, dirigidas a futuros professores do ensino básico (até ao 2º ciclo), foi realizada uma análise descritiva após a aplicação de um questionário. A amostra, constituída por 78 estudantes com uma média de idades de 23,08, era formada maioritariamente por elementos do sexo feminino (96,1%).
Os resultados revelam que os estudantes possuem algumas conceções ingénuas e mesmo erróneas relativamente à natureza da ciência. Apesar de a maioria dos estudantes reconhecer que os modelos científicos resultam de inferências, foram encontradas algumas inconsistências relativamente à sua definição, assim como à sua relação com teorias e fenómenos. Não obstante a maioria dos inquiridos valorizar o uso de modelos em sala de aula, é dada maior relevância ao seu contributo para a aprendizagem da ciência do que para a aprendizagem sobre ciência e de como fazer ciência.
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