Os diferentes registros semióticos e suas relações na prática pedagógica de professores de física do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8762Keywords:
Registros Semióticos, Análise do Discurso, Ensino de Física, Ensino Médio.Abstract
Este trabalho é resultado de um projeto de Iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica [PIBIC] do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq], constituindo parte de um projeto maior apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [FAPESP] (2009/54874-6) e pelo CNPq (407257/2012-8). O trabalho teve como objetivo investigar a mediação do professor em aulas de Física do ensino médio, com fundamento na teoria sócio-histórica de Vygotsky, permitindo identificar as possibilidades de redimensionar as práticas pedagógicas do professor por meio de uma pesquisa intervenção. No presente artigo foram analisados os diferentes aspectos do discurso em sala de aula, a partir da estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott (2002), apoiados em Vygotsky (1984) e Bakhtin (1986). Esta estrutura analítica fundamenta-se nos diversos registros semióticos criados para comunicação e representação da realidade e ao trânsito entre as diversas representações proposto por Duval (2009). As aulas foram gravadas em vídeo, sendo destacados e analisados dois episódios, o primeiro em uma aula regular e o segundo, de uma aula com intervenção. Comparando os episódios 1 e o 2 observou-se uma mudança da postura do professor e dos alunos. Embora nos dois episódios a abordagem comunicativa seja interativa/de autoridade, verificou-se que no segundo episódio o professor busca explorar mais as ideias dos alunos, alterando-se também os padrões de interação. Observou-se que a diversificação da representação de um mesmo objeto aumentou a capacidade cognitiva dos alunos possibilitando a apropriação do conhecimento. As mudanças ocorridas possibilitaram a melhoria da aprendizagem quando se estabelecem a conversão entre os diferentes registros semióticos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.