Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8763Keywords:
Análise do discurso, Ensino de Física, Ensino médio.Abstract
Este trabalho constitui parte de um projeto maior apoiado pela FAPESP (2009/54874-6) que tem como foco o processo discursivo na construção do conhecimento que ocorre no contexto das escolas. A partir do conceito de abordagem comunicativa (Mortimer & Scott, 2003) analisamos como o professor trabalha o discurso na sala de aula com seus alunos. Na construção dos dados, as aulas de física com a duração de 50 minutos cada foram gravadas em vídeo. As salas de aula do 1.º ano do ensino médio de escola pública do interior do Estado de São Paulo/Brasil eram constituídas de 22 alunos. Nesta pesquisa foi feita a análise dos processos discursivos de um episódio ocorrido durante as aulas cujo tema foi queda livre. A sequência analisada permite apontar que os discursos observados são de modo heterogêneo, sendo direcionados como discurso interativo/de autoridade, indicando que o professor, em suas questões, demanda um modo correto de resposta dos alunos que leva à monologização do discurso.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.