A modelação na resolução de problemas geológicos: um estudo com alunos do ensino secundário
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8771Keywords:
Modelação, Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Atividades Experimentais.Abstract
Tendo por base o tema “Deformação das rochas” que integra o currículo da disciplina de Biologia e Geologia de 11.º ano, desenvolveu-se uma investigação recorrendo à Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). Pretendia‑se verificar se a modelação, como estratégia da ABRP, promovia o sucesso escolar no ensino da geologia. Foi fornecido aos alunos um cenário que estimulou o questionamento, destacando-se as seguintes questões: “Como se pode simular, experimentalmente, a formação do maciço tectónico da serra da Estrela?” e “Como se pode simular, experimentalmente, a formação da depressão tectónica da bacia de Telões?”. De forma a obter resposta às questões foram concebidos modelos e realizadas atividades experimentais. Pretendia-se que os alunos atingissem os seguintes objetivos: planear e realizar pequenas investigações teoricamente enquadradas; selecionar evidências a partir de documentos específicos relativos à serra da Estrela e à bacia de Telões; conceber, reformular e testar modelos capazes de reproduzirem os eventos geológicos mencionados; formular, comunicar e justificar explicações para processos associados à formação de um horst e de um graben.
A análise dos dados permitiu concluir que as atividades experimentais mobilizaram os alunos na conceção de modelos e na idealização de procedimentos experimentais. Demonstrou-se que a modelação é uma estratégia com potencialidades, facilitando a conjugação de diferentes fatores e a manipulação de variáveis. Verificou-se que a modelação, integrada numa metodologia investigativa do tipo ABRP, auxiliou os alunos no desenvolvimento de processos científicos, na construção e aplicação de capacidades investigativas e num domínio de saberes capaz de possibilitar a sua mobilização na resolução de problemas e a melhoria dos resultados escolares.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.