O impacto de técnicas de divulgação itinerante de ciência na promoção do interesse pela física
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8773Keywords:
Divulgação de ciência, Física, Motivação dos alunos.Abstract
A implementação de estratégias eficazes de divulgação da ciência para estudantes tem sido um desafio crescente. Se, por um lado, é útil (embora não estritamente necessário) adequar as estratégias de divulgação aos conteúdos programáticos estabelecidos pelo Ministério da Educação, por outro é necessário dinamizá-las para que os alunos sintam o ensino das ciências mais interessante e relevante para a sua formação pessoal; neste contexto, o recurso a uma perspetiva CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente) é prática recorrente, porquanto ela tem-se mostrado valorosa na criação de estimulantes fatores motivacionais nos alunos. Apesar da reconhecida importância dos contextos históricos na abordagem de conceitos científicos, os manuais escolares ainda não enfatizam convenientemente a história da ciência, para que os estudantes adquiriram uma literacia científica mais sólida. Nesse sentido, este projeto visa elaborar um conjunto diversificado de estratégias de divulgação da Física que estejam suportadas por uma componente histórica e epistemológica e estudar a influência motivacional que as mesmas têm num contexto escolar. É ainda objetivo do projeto levar o lado experimental e aplicado da Física a algumas escolas básicas e secundárias da região do Porto para promover a interatividade entre a ciência e a escola e despertar a curiosidade dos alunos para os fenómenos físicos e para a ciência que os estuda.
Neste trabalho apresentamos as linhas principais do projeto de divulgação em curso e o seu impacto nos alunos das escolas participantes. Este projeto de trabalho foi financiamento pelo Programa Ciência Viva para a compra de algum material de divulgação e será executado em articulação com a Secção de Divulgação Científica, do Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP-IN). Espera-se que este projeto de divulgação proporcione um maior interesse dos alunos pela Física e o gosto pelo desenvolvimento de ideias, que conduzam à aplicação de conhecimentos em contextos diversos (desenvolvimento de capacidades), com repercussão numa melhor aprendizagem das Ciências Físico-Naturais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.