A educação profissional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.10691Palavras-chave:
Educação profissional, Educação tecnológica, Legislação educacional.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a educação profissional e tecnológica no Brasil, identificando seus avanços, desafios e possibilidades. Como objetivos específicos, apresenta um breve histórico dessa modalidade educacional, a legislação que a ampara e as políticas que influenciaram as mudanças percebidas. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, apoiou-se nos estudos de Manacorda (1995), Kuenzer (2007) e Escott e Moraes (2012), dentre outros, além da consulta à legislação do período imperial e republicano do país. Por meio deste estudo pode-se identificar a trajetória da educação profissional no Brasil, as metas e estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação no sentido de triplicar a oferta até 2024. Conclui-se que mesmo concretizando o estabelecido, a educação profissional não será ofertada de maneira a atender toda a demanda da educação básica e a toda a população interessada nesta modalidade de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.