Exames nacionais e contextualização no ensino da história
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.1539Palavras-chave:
Contextualização dos saberes, Exames, Desenvolvimento curricular, Ensino da História, Processos de decisão curricularResumo
A existência de exames nacionais em qualquer nível do sistema educativo ou de quaisquer outras provas de avaliação externa, constitui um poderoso factor de homogeneização das concepções e das práticas curriculares, tornando-se um importante constrangimento à livre decisão do professor sobre o percurso a empreender com os seus alunos. Focámos este estudo exploratório no ensino e aprendizagem da disciplina de História no ensino secundário e procurámos analisar possíveis efeitos percebidos das provas de exame na configuração dos processos de ensino, apresentando o modo como alguns professores, especialmente bem sucedidos no seu trabalho, tendo em conta os resultados obtidos pelos seus alunos nos exames, estão ou não a encontrar espaço e a ver vantagens em processos de contextualização dos saberes, e, em caso afirmativo, como o fazem e porquê.
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