Ampliando Conceitos para o Paradigma de Educação Digital OnLIFE

Autores

  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • José António Marques Moreira Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.21039

Resumo

A sociedade hiperconectada que vem se potencializando, a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais em rede, tem exigido movimentos disruptivos em diferentes contextos do viver e do conviver em suas distintas dimensões. O campo da educação, principalmente, devido à pandemia do COVID-19 que impossibilitou a continuidade do desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em contexto de sala de aula física, pela exigência do isolamento físico, viu-se forçado a usar tecnologias digitais, em rede, a fim de viabilizar a continuidade de seus processos. Essa situação emergencial evidenciou a necessidade de discutir e clarificar diferentes conceitos, tais como o de ensino remoto emergencial, ensino a distância, educação a distância, educação online, educação aberta, educação digital, entre outros, trazidos por Moreira e Schlemmer (2020). Assim, na continuidade da apresentação desses conceitos e, com o intuito de ampliar e adensar a compreensão, bem como identificar o potencial de cada um deles no contexto do hibridismo e da multimodalidade na educação, irão ser analisados neste texto os conceitos de mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game based learning, entre outros. Assim o nosso objetivo principal com este texto, de cariz eminentemente teórico, é contribuir com elementos que possibilitem a reflexão, auxiliando professores e gestores na superação de desenhos educacionais baseados na transposição de metodologias e práticas do ensino presencial na geografia física para uma educação digital em rede e na construção de desenhos disruptivos para uma educação OnLIFE. 

 

Biografia Autor

José António Marques Moreira, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta

Professor Auxiliar, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Schlemmer, E., & Moreira, J. A. M. (2020). Ampliando Conceitos para o Paradigma de Educação Digital OnLIFE . Revista Interacções, 16(55), 103–122. https://doi.org/10.25755/int.21039