El Medio Natural Como Recurso Educativo Para Favorecer el Aprendizaje
Importancia en la Formación Docente
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.35839Resumo
A educação infantil é vital para o desenvolvimento integral das crianças, abordando aspetos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. Apesar dos benefícios a longo prazo associados à exposição a ambientes naturais durante a infância, a sua incorporação na educação é limitada devido ao desconhecimento do seu potencial. Este estudo examina como uma intervenção educacional modifica as perceções e emoções dos professores em formação de educação de infância em relação às atividades num ambiente natural. Foi utilizado um enfoque misto que integrou análises quantitativas e qualitativas. Os resultados mostram uma mudança significativa nas perceções e emoções. Apesar dos benefícios a longo prazo associados à exposição a ambientes naturais durante a infância, a sua incorporação na educação é limitada devido ao desconhecimento do seu potencial. Este estudo examina como uma intervenção educacional modifica as perceções e emoções dos professores em formação em relação às atividades num ambiente natural. Foi utilizado um enfoque misto que integrou análises quantitativas e qualitativas. Os resultados mostram uma mudança significativa nas perceções e emoções dos professores em formação, destacando um aumento na valorização dos ambientes naturais para diversas áreas de ensino (Ciências da Natureza, Matemática e Artes Plásticas). A intervenção gerou um aumento significativo das emoções positivas e uma diminuição das negativas. Destaca-se a importância do tédio antes da intervenção como um fator-chave para fomentar a motivação dos estudantes e o seu papel posterior no controlo e na utilidade. O estudo enfatiza assim a necessidade de abordar tanto as emoções positivas quanto as negativas na sala de aula para ajustar as estratégias de ensino e promover uma aprendizagem ótima e o bem-estar emocional dos estudantes. Este enfoque ativo realizado no estudo melhora a experiência educacional e sugere considerar o meio natural como um recurso educacional na formação de professores em estágios iniciais, originando uma diversidade de oportunidades para o ensino e a aprendizagem e apresentando assim possibilidades interdisciplinares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Crisitina Valares Masa, Jesús Antonio Gómez Ochoa de Alda
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.