El Medio Natural Como Recurso Educativo Para Favorecer el Aprendizaje

Importancia en la Formación Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.35839

Resumo

A educação infantil é vital para o desenvolvimento integral das crianças, abordando aspetos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. Apesar dos benefícios a longo prazo associados à exposição a ambientes naturais durante a infância, a sua incorporação na educação é limitada devido ao desconhecimento do seu potencial. Este estudo examina como uma intervenção educacional modifica as perceções e emoções dos professores em formação de educação de infância em relação às atividades num ambiente natural. Foi utilizado um enfoque misto que integrou análises quantitativas e qualitativas. Os resultados mostram uma mudança significativa nas perceções e emoções. Apesar dos benefícios a longo prazo associados à exposição a ambientes naturais durante a infância, a sua incorporação na educação é limitada devido ao desconhecimento do seu potencial. Este estudo examina como uma intervenção educacional modifica as perceções e emoções dos professores em formação em relação às atividades num ambiente natural. Foi utilizado um enfoque misto que integrou análises quantitativas e qualitativas. Os resultados mostram uma mudança significativa nas perceções e emoções dos professores em formação, destacando um aumento na valorização dos ambientes naturais para diversas áreas de ensino (Ciências da Natureza, Matemática e Artes Plásticas). A intervenção gerou um aumento significativo das emoções positivas e uma diminuição das negativas. Destaca-se a importância do tédio antes da intervenção como um fator-chave para fomentar a motivação dos estudantes e o seu papel posterior no controlo e na utilidade. O estudo enfatiza assim a necessidade de abordar tanto as emoções positivas quanto as negativas na sala de aula para ajustar as estratégias de ensino e promover uma aprendizagem ótima e o bem-estar emocional dos estudantes. Este enfoque ativo realizado no estudo melhora a experiência educacional e sugere considerar o meio natural como um recurso educacional na formação de professores em estágios iniciais, originando uma diversidade de oportunidades para o ensino e a aprendizagem e apresentando assim possibilidades interdisciplinares.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Valares Masa, C., & Ochoa de Alda, J. A. G. (2024). El Medio Natural Como Recurso Educativo Para Favorecer el Aprendizaje: Importancia en la Formación Docente. Revista Interacções, 20(68), 1–28. https://doi.org/10.25755/int.35839