Entre Sabores e Soluções: A Jornada dos Nutricionistas na Implementação do PNAES e PAA-CI nas IFES
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.36470Resumo
Este estudo teve como objetivo, identificar os desafios e oportunidades predominantemente vivenciados por nutricionistas na implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do Programa de Aquisição de Alimentos – compra institucional (PAA-CI) nos Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), à luz da Teoria da Burocracia de Nível de Rua (Lipsky, 2019). Esses profissionais são agentes centrais na promoção da segurança alimentar e nutricional e o principal elo de ligação entre o PNAES e o PAA-CI nas universidades. Assim, para o estudo da atuação dos burocratas em questão, foi utilizada a estratégia de estudo de caso, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando–se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da Análise Temática interpretativista elucidada por Braun e Clarke (2006), com auxílio do software ATLAS.ti. Os principais desafios apontados pelos nutricionistas na implementação das políticas estão ligados a fatores estruturais (a carga de trabalho mais pesada; o número insuficiente de profissionais; a limitação de recursos e a fragilidade do decreto Nº 7234) e a fatores relacionais (relacionamento com os usuários e relacionamento com os fornecedores). As oportunidades identificadas foram relacionadas, principalmente, a fatores individuais (a possibilidade de contribuir para a permanência do estudante e de fazer parte de sua formação; a utilização de alimentos mais frescos e de melhor qualidade, na produção das refeições; a possibilidade de fornecedores mais próximos das unidades; a valorização da agricultura familiar e a perspectiva de colaborar com a sociedade).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Fabrícia de Sousa Miranda, Leonardo Vítor de Sá Pinheiro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.