O município pedagógico e a escrita do local. Centenário da reforma republicana da administração local

Autores

  • Justino Magalhães Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3908

Palavras-chave:

Atlas-Repertório, Município Pedagógico, Escrita do local, Reforma Republicana da Administração local, Municipalismo em Portugal.

Resumo

Este texto procura fazer o ponto de situação relativamente ao projecto Atlas-Repertório dos Municípios na Educação e na Cultura em Portugal (1820-1986), introduz, ainda que de forma sumária, a escrita do local como uma das prerrogativas deste projecto e, por fim, contém um apontamento, também necessariamente breve, sobre o Centenário da Reforma Republicana da Administração Local, que consta do Decreto de 7 de Agosto de 1913. Nesse sentido, retoma-se aqui o objectivo principal do Atlas-Repertório, que é inventariar e reconstituir a oferta educativa e cultural de iniciativa municipal. Na sequência, articula-se o Encontro Nacional Municipalismo em Portugal: dinâmicas locais e oferta educativa e cultural (séculos XVIII-XX). Centenário da Reforma Republicana da Administração local com o projecto Atlas-Repertório, aprofunda-se o debate teórico, abrindo à interdisciplinaridade, e intenta-se reinterpretar o olhar historiográfico sobre o País, tomando o Atlas-Repertório como escrita do local.

Downloads

Publicado

2014-05-20

Como Citar

Magalhães, J. (2014). O município pedagógico e a escrita do local. Centenário da reforma republicana da administração local. Revista Interacções, 10(28). https://doi.org/10.25755/int.3908