Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso

Autores

  • Cristina Novo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Departamento de Tecnologia Educativa & Centro de Competência TIC

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.410

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Crianças e jovens, Riscos, Desafios, Ciber-intimidação, Cyberbullying.

Resumo

Novos contextos culturais e sociais trouxeram para a Escola nos últimos 30 anos novos e grandes desafios, a que nem sempre esta consegue responder de forma eficaz e eficiente, prevenindo certos comportamentos de risco ou evitando mesmo interferências graves na vida particular e social das crianças e jovens que a frequentam. Falamos de fenómenos como o cyberbullying, que acontecem cada vez com mais frequência dentro e fora do espaço Escola.

Frequentemente a adopção de determinadas práticas, facilitadas nos últimos anos pela universalização dos recursos tecnológicos, mesmo que sem consciência absoluta dos riscos inerentes, desencadeia processos invasivos nas vidas de muitas crianças e jovens sem que familiares, professores ou outros adultos que lhes são próximos, se apercebam.

Neste artigo teremos então como preocupação central reflectir sobre alguns destes riscos que lhes estão inerentes e enunciar algumas formas de os prevenir, apoiando-nos nalgumas experiências relatadas por jovens, no âmbito de acções do programa nacional Segurança na Internet. Será ainda uma preocupação presente a contextualização do tema e de acções disponíveis a nível nacional e internacional para crianças, jovens, pais/encarregados de educação e professores, com o propósito de deixar pistas para o aprofundamento do tema.

Downloads

Publicado

2009-11-06

Como Citar

Novo, C. (2009). Bullying e as tecnologias da comunicação: do uso ao abuso. Revista Interacções, 5(13). https://doi.org/10.25755/int.410

Edição

Secção

Número 13 - Comportamentos de bullying em contexto escolar: Diálogos interdisciplinares.