Editorial
A Literatura como Mediadora em Educação e Saúde Mental
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.43886Resumo
Este número temático centra-se na discussão do papel do livro como mediador do desenvolvimento cognitivo, emocional e social tanto no contexto educativo como na promoção da saúde mental. A proposta inspira-se na diversidade de tarefas e funções atribuídas à narrativa: o seu papel estruturante na identidade, a sua adequação historicizante, conferindo sentido ao que acontece no mundo real (organizando a desordem da experiência), as suas propriedades e usos terapêuticos, a sua participação como disposição protolinguística que impulsiona e sustenta a construção do sujeito alfabetizado, e assim por diante. Procura reunir investigações atuais a nível nacional e internacional no âmbito do literário enquanto recurso em contexto educativo e terapêutico. Pretende incluir, ainda assim, artigos que descrevam e analisem práticas de intervenção inovadoras, que promovam diversas áreas de desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Ana Mourato, Alicia Kachinovska

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
