Ainda sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasil

Autores

  • Maria Rosa Petroni UFMT/MeEL
  • Agameton Ramsés Justino UFMT/LET/CUR
  • Edsônia de Souza Oliveira Melo IFMT

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.469

Palavras-chave:

Formação docente, Leitura e escrita, Língua(gem), Gêneros do discurso, Texto.

Resumo

As exigências da atual sociedade, cada vez mais tecnológica, impõem a necessidade da formação docente em novas bases, para atender às demandas sociais. De acordo com os documentos oficiais brasileiros, publicados a partir de 1998, o ensino da leitura e da escrita deve ser regido por conceitos como interação, discurso, texto, gêneros discursivos. Em razão disso, a formação docente deve oferecer ao professor conhecimentos outros que não apenas o gramatical. Neste artigo, argumentamos em favor de uma formação docente que privilegie a teoria enunciativo-discursiva, estabelecida sobre a base dialógica, que institui professor e aluno como interlocutores. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos de Geraldi (1984, 2010), Ilari (1992), Soares (2001), Neves (2002),  Nóvoa (2009), Rojo (2000, 2009), dentre outros.

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Publicado

2011-11-07

Como Citar

Petroni, M. R., Justino, A. R., & Melo, E. de S. O. (2011). Ainda sobre a formação do professor de língua portuguesa no Brasil. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.469

Edição

Secção

Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.