Formação de professores para educação de jovens e adultos (EJA): possibilidades para uma prática pedagógica emancipatória

Autores

  • Maria Cândida Sérgio Secretaria de Educação de Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.7239

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação de Jovens e Adultos, Política curricular, Prática pedagógica.

Resumo

Este estudo representa uma reflexão no âmbito das políticas públicas do Programa de Formação Continuada em Serviço para  Professores do Estado de Pernambuco, de 2012 a 2014. As especificidades e necessidades dos estudantes da EJA exigem professores comprometidos, autônomos e com um perfil específico. A sua formação em serviço constitui um espaço fundamental tanto para o desenvolvimento da autonomia, política e curricular, como para a produção de material didático e a (re)organização das práticas docentes. Os resultados obtidos revelam uma participação ativa, satisfatória, produtiva e significativa dos professores que atuam na sala de aula, bem como dos professores que atuam como coordenadores. Revelam também que a (re)organização do Projeto Político Pedagógico, quando realizada de forma coletiva e colaborativa, é fundamental para a superação de alguns desafios políticos, curriculares e metodológicos da prática pedagógica na EJA.

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Publicado

2015-08-08

Como Citar

Sérgio, M. C. (2015). Formação de professores para educação de jovens e adultos (EJA): possibilidades para uma prática pedagógica emancipatória. Revista Interacções, 11(35). https://doi.org/10.25755/int.7239