Proteger e acolher: breves considerações sobre as formas de protecção internacional na União Europeia - uma perspectiva interdisciplinar

Autores/as

Palabras clave:

Protección- asilo- Derechos humanos- Unión Europea

Resumen

As situações de violação generalizada dos direitos humanos e de perseguição individual e severa consciencializou-nos para a necessidade de garantir às vítimas de tais situações a protecção internacional de que carecem. O essencial de tal protecção consiste na atribuição de um direito de acolhimento; no direito a não ser devolvido ao Estado de origem; e, ainda, na necessidade da disponibilização de garantias procedimentais e judiciais para a sua efectivação. Tal aspiração pode ser concretizada mediante a atribuição a tais indivíduos do Estatuto Internacional de Refugiados. O presente trabalho reflecte sobre o conteúdo daquele direito, salientando-lhe as insuficiências e apresentando as respostas que a União tem criado para realizar este desiderato.

Citas

CARVALHO, Celeste «A influência da Declaração Universal dos Direitos Humanos no diálogo internormativo do direito de asilo», in Negócios Estrangeiros, N.º 19, Edição Digital, dezembro de 2018.

_____________«A influência da Declaração Universal dos Direitos Humanos no diálogo internormativo do direito de asilo», in Negócios Estrangeiros, N.º 19, Edição Digital, dezembro de 2018, pp. 116.

_____________«O Direito Europeu de Asilo. Realidade e Desafios no contexto das Imigrações» in CEJ, O Contencioso do Direito de Asilo e Proteção Subsidiária, - E-book, setembro 2016 - Coleção Formação Inicial. Lisboa: CEJ, 197-2015. Disponível em: https://bit.ly/2bXrR0E

CHÉTAIL, Vincent, The Transnational Movement of Persons under General International Law — Mapping the Customary Law Foundations of International Law.

DUARTE, Maria Luísa, «A União Europeia e o sistema europeu de protecção dos direitos fundamentais», in O Tratado de Lisboa – cadernos o Direito, n.º 5, Almedina, 2010.

GASPAR, António Henriques, «A Influência da CEDH no Diálogo Interjurisdicional: A perspectiva nacional ou o outro lado do espelho», Julgar, n.º 7, Wolters Kluwer/Coimbra Editora, 2009.

GIL, Ana Rita, Estudos sobre Direito da Imigração e do Asilo, Coimbra, Almedina, 2021.

—————— Imigração e Direitos Humanos, Petrony Editora, Lisboa, 2017.

——————40 anos de Direito Constitucional de Asilo – Origens e novos caminhos de um direito fundamental, in Revista Julgar, nº 29, 2016.

——————O Contencioso do direito de asilo e protecção subsidiária, Centro de Estudos Judiciário, 2016.

GIL, Goodwin e MacAdam, The Refugee in International Law, Oxford University Press, 3.ª ed., 2021.

MARTINS, Ana Maria Guerra e ROQUE, Miguel Prata, «A Tutela Multinível dos direitos fundamentais: a posição do Tribunal Constitucional Português», relatório do Tribunal Constitucional apresentado na 16.ª Conferência Trilateral dos Tribunais Constitucionais de Espanha, Itália e Portugal, Santiago de Compostela, 2014.

KANT, Immanuel, A Paz Perpétua e Outros Opúsculos, Lisboa, Edições 70, junho de 2008.

MESQUITA, M. José Rangel, A União Europeia após o Tratado de Lisboa, Coimbra, Almedina, 2010.

—————— Os direitos fundamentais dos estrangeiros, Almedina, 2013.

OLIVEIRA, A. Sofia Pinto, A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia -âmbito de aplicação – Direitos e Princípios, Petrony Editora, 2018.

————————¬¬— «Algumas questões sobre os pressupostos do reconhecimento de protecção internacional a estrangeiros em Portugal» in Estudos de Homenagem ao Prof. Doutor Jorge Miranda, Vol. I, FDUL, Coimbra Editora, 2012.

OLIVEIRA, Sofia, «Direito de asilo», in J. Bacelar Gouveia (ed.), Dicionário jurídico da administração pública, 3.º suplemento, Lisboa: s. n., 2007.

———————«Introdução ao direito de asilo», E-book CEJ setembro de 2016 - Coleção Formação Inicial. Lisboa: Centro de Estudos Judiciários, 197-2015.

PACHECO, Fátima, «Do âmbito de aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia: em que situações estão os Estados-membros vinculados às suas disposições?», in Revista Jurídica Portucalense RJP, (30).

PACHECO, Fátima e SOARES, Agostinho, «Entre o reconhecimento mútuo e os direitos fundamentais: as respostas recentes do Tribunal de Justiça da União europeia quanto à inexecução facultativa do Mandado de Detenção Europeu- Um novo e atribulado caminho na cooperação internacional?», in Revista Julgar, n.º 39.

PACHECO, Fátima e ALVES, Dora Resende, «Novas gerações de Direitos», in Comentário da Convenção Europeia e dos Protocolos Adicionais, Vol. III, organizado por Paulo Pinto de Albuquerque, com a colaboração da Ordem dos Advogados e edição da Universidade Católica, Porto, Novembro 2019.

PIRES, F. Lucas, «O direito e a política de asilo na União Europeia. Por uma maior juridificação do direito comunitário de asilo», in Aa.Vv., A inclusão do outro, Coimbra: Coimbra Editora, 2002.

SUDRE, Frederic Droit Européen et Internacional des Droits de l´Homme, 9ème Editions, Puf, 2008.

UNITED NATIONS. Resolution 71/1. New York Declaration for Refugees and Migrants [adopted by the General Assembly on 19 September 2016.

Publicado

2023-06-13

Cómo citar

PACHECO, F. ., & BALTAZAR, I. (2023). Proteger e acolher: breves considerações sobre as formas de protecção internacional na União Europeia - uma perspectiva interdisciplinar. Revista Jurídica Portucalense, 93–121. Recuperado a partir de https://revistas.rcaap.pt/juridica/article/view/27328

Número

Sección

INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA