Aplicação do princípio da função social da propriedade: historicidade, evolução e estudo de caso sob a ótica dos Tribunais Superiores Brasileiros

Autores/as

Resumen

Sabe-se que o direito de propriedade é visto como um direito absoluto e perpétuo para o seu titular, no entanto, esta visão vem sendo modificada paulatinamente. Sendo assim, a referida evolução conceitual está contemporaneamente nos remetendo para o princípio da função social da propriedade, em que todo proprietário é obrigado a cumpri-lo, caso contrário, pode ter seu direito perecido. Desta forma, serão apresentados os novos direcionamentos da jurisdição brasileira através dos nossos tribunais superiores, bem como também expor conceitos, aplicações, historicidade e demais aspectos da propriedade, sempre voltados para o paradigma da sua função social como um princípio norteador, em que seu descumprimento é passível da perda de direitos.

Biografía del autor/a

Kamylla Batista Paula Leite, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharelanda em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba.

Citas

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. II. II. v. 5. São Paulo: Loyola, 2005.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 4. ed. São Paulo: Malheiros , 1993.

DUGUIT, Leon. Les Transformations du Droit Privé Depuis le Code Napoléon, Paris: Armand Colin, 1a ed., 1913. FAIAS, José Fernando de Castro. A Origem do Direito de Solidariedade, Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

GALGANO, Francesco. Diritto Privato. 6. Padova: CEDAM. 1990.

LEAL, Cézar Barros. A função social da propriedade. Edições Imprensa Oficial do Ceará – IOCE, Fortaleza, 1981.

LOUREIRO, Francisco Eduardo. A Propriedade como Relação Jurídica Complexa. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, São Paulo: Malheiros, 1994, 5a ed..

MOTA, Maurício. “Função socioambiental da propriedade: o princípio do usuário pagador na nova interpretação da compensação ambiental pelo Supremo Tribunal Federal”. In: MOTA, Maurício (coord.). Função social do Direito Ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, p. 8.

MOTA, Mauricio Jorge Pereira da. PEREIRA, Daniel Queiroz. Releitura do direito de propriedade à luz de sua função socioambiental e da compensação ambiental como mecanismo de densificação do princípio do usuário pagador. Revista Uniara, v. 15, n. 1, julho 2012. p. 9.

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil – Direito das Coisas. V. 3, ed. 41, Editora Saraiva. 2011.

MOTTA, Maria Clara de Mello. Conceito constitucional de propriedade: tradição ou mudança? Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 1997.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. Volume III. Rio de Janeiro: Forense. 2003.

QUARESMA, Heloisa Helena. A evolução histórica da propriedade no Brasil sob a ótica do Direito Constitucional. Publicado em jurisway.org.br; 2010.

SCHREIBER, Anderson. Função Social da Propriedade na Prática Jurisprudencial Brasileira.

TELEDINO, Gustavo. “O Código Civil, os chamados Microssistemas e a Constituição: Premissas para uma Reforma Legislativa”, in Problemas de Direito Civil-Constitucional, Rio de Janeiro: Renovar, 2000.

VASCONCELOS, Arnaldo. Direito, humanismo e democracia. São Paulo: Malheiros, 1998.

Publicado

2019-04-03

Cómo citar

Leite, K. B. P. (2019). Aplicação do princípio da função social da propriedade: historicidade, evolução e estudo de caso sob a ótica dos Tribunais Superiores Brasileiros. Revista Jurídica Portucalense, (24), 36–52. Recuperado a partir de https://revistas.rcaap.pt/juridica/article/view/8414

Número

Sección

INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA