Aplicação do princípio da função social da propriedade: historicidade, evolução e estudo de caso sob a ótica dos Tribunais Superiores Brasileiros

Auteurs

Résumé

Sabe-se que o direito de propriedade é visto como um direito absoluto e perpétuo para o seu titular, no entanto, esta visão vem sendo modificada paulatinamente. Sendo assim, a referida evolução conceitual está contemporaneamente nos remetendo para o princípio da função social da propriedade, em que todo proprietário é obrigado a cumpri-lo, caso contrário, pode ter seu direito perecido. Desta forma, serão apresentados os novos direcionamentos da jurisdição brasileira através dos nossos tribunais superiores, bem como também expor conceitos, aplicações, historicidade e demais aspectos da propriedade, sempre voltados para o paradigma da sua função social como um princípio norteador, em que seu descumprimento é passível da perda de direitos.

Biographie de l'auteur

Kamylla Batista Paula Leite, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharelanda em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba.

Références

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. II. II. v. 5. São Paulo: Loyola, 2005.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 4. ed. São Paulo: Malheiros , 1993.

DUGUIT, Leon. Les Transformations du Droit Privé Depuis le Code Napoléon, Paris: Armand Colin, 1a ed., 1913. FAIAS, José Fernando de Castro. A Origem do Direito de Solidariedade, Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

GALGANO, Francesco. Diritto Privato. 6. Padova: CEDAM. 1990.

LEAL, Cézar Barros. A função social da propriedade. Edições Imprensa Oficial do Ceará – IOCE, Fortaleza, 1981.

LOUREIRO, Francisco Eduardo. A Propriedade como Relação Jurídica Complexa. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, São Paulo: Malheiros, 1994, 5a ed..

MOTA, Maurício. “Função socioambiental da propriedade: o princípio do usuário pagador na nova interpretação da compensação ambiental pelo Supremo Tribunal Federal”. In: MOTA, Maurício (coord.). Função social do Direito Ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, p. 8.

MOTA, Mauricio Jorge Pereira da. PEREIRA, Daniel Queiroz. Releitura do direito de propriedade à luz de sua função socioambiental e da compensação ambiental como mecanismo de densificação do princípio do usuário pagador. Revista Uniara, v. 15, n. 1, julho 2012. p. 9.

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil – Direito das Coisas. V. 3, ed. 41, Editora Saraiva. 2011.

MOTTA, Maria Clara de Mello. Conceito constitucional de propriedade: tradição ou mudança? Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 1997.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. Volume III. Rio de Janeiro: Forense. 2003.

QUARESMA, Heloisa Helena. A evolução histórica da propriedade no Brasil sob a ótica do Direito Constitucional. Publicado em jurisway.org.br; 2010.

SCHREIBER, Anderson. Função Social da Propriedade na Prática Jurisprudencial Brasileira.

TELEDINO, Gustavo. “O Código Civil, os chamados Microssistemas e a Constituição: Premissas para uma Reforma Legislativa”, in Problemas de Direito Civil-Constitucional, Rio de Janeiro: Renovar, 2000.

VASCONCELOS, Arnaldo. Direito, humanismo e democracia. São Paulo: Malheiros, 1998.

Téléchargements

Publiée

2019-04-03

Numéro

Rubrique

RECHERCHE SCIENTIFIQUE