Excesso de licitação e pagamento de tornas: as inovações trazidas pela Lei n.º 117/2019, de 13 de setembro e os seus reflexos para o aprimoramento do Processo Civil Português em matéria de inventário

Autores

Palavras-chave:

Processo de inventário; Excesso de licitação; Tornas.

Resumo

Idealmente, os quinhões dos interessados devem ser formados com bens pertencentes ao património a partilhar, seja este uma herança ou um património conjugal. Contudo, na prática, surgem, por diversos fatores, sérias dificuldades em se realizar a partilha sem que a um ou mais interessados sejam adjudicados bens cujo valor, no seu conjunto, exceda o valor do respetivo quinhão. Geralmente, nas partilhas realizadas por meio de inventário, esse excesso resulta de licitação e constitui fonte da obrigação do pagamento de tornas.

Considerando a recente reforma do processo de inventário, operada pela Lei n.º 117/2019, de 13/09, e o interesse prático das matérias do excesso de licitação e pagamento de tornas, o presente texto visa identificar as inovações trazidas pelo novo regime a respeito dessas matérias. Procura-se também analisar os reflexos de tais inovações para o almejado aprimoramento do regime do processo de inventário.

Biografia Autor

Diana Isabel Silva LEIRAS, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Docente no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Mestre em Solicitadoria. Doutoranda em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela.

Referências

CÂMARA, Carla (e outros), Regime Jurídico do Processo de Inventário anotado, 2.ª edição, Coimbra, Almedina, 2013.

CARDOSO, Augusto Lopes, Partilhas judiciais, volumes II e III, 6.ª edição, Coimbra, Almedina, 2015.

CARDOSO, João António Lopes, e CARDOSO, Augusto Lopes, Partilhas judiciais, vol. II, 5.ª edição, Coimbra, Almedina, 2006.

FERREIRINHA, Fernando Neto, Processo de inventário. Reflexões sobre o novo regime jurídico – Lei n.º 23/2013, de 5 de março, Coimbra, Almedina, 2014.

GERALDES, António Santos Abrantes (e outros), Código de Processo Civil anotado, vol. II. Processo de execução, processos especiais e processo de inventário judicial, Coimbra, Almedina, 2020.

PAIVA, Eduardo Sousa, e CABRITA, Helena, Manual do processo de inventário à luz do novo regime, Coimbra, Coimbra Editora, 2013.

PAIVA, Eduardo Sousa, “O novo processo de inventário. Traves mestras da reforma. Tutela Jurisdicional. Algumas questões”, in Julgar Online, setembro/2014, N.º 24, [Em linha] http://julgar.pt/wp-content/uploads/2014/09/06-Eduardo-Paiva-Traves-Mestras-reforma-invent%C3%A1rio.pdf.

RAMIÃO, Tomé D` Almeida, Novo regime do processo de inventário judicial e notarial anotado e comentado, Lisboa, Quid Iuris, 2020.

REGO, Carlos Lopes do, “A recapitulação do inventário”, in Julgar Online, dezembro/2019, N.º 15, [Em linha] http://julgar.pt/wp-content/uploads/2019/12/20191216-ARTIGO-JULGAR-A-Recapitula%C3%A7%C3%A3o-do-Invent%C3%A1rio-revis%C3%A3o-Carlos-Lopes-do-Rego-v5.pdf.

SOUSA, Miguel Teixeira de (e outros), O novo regime do processo de inventário e outras alterações na legislação processual civil, Coimbra, Almedina, 2020.

SOUSA, Rabindranath Capelo de, Lições de Direito das Sucessões, Vol. II, 4.ª edição, Coimbra Editora, Coimbra, 2012

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

LEIRAS, D. I. S. (2022). Excesso de licitação e pagamento de tornas: as inovações trazidas pela Lei n.º 117/2019, de 13 de setembro e os seus reflexos para o aprimoramento do Processo Civil Português em matéria de inventário. Revista Jurídica Portucalense, 27–41. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/juridica/article/view/26273