Formação inicial e continuada de tutores para a educação online

Autores

  • Wanderlucy A. Alves Corrêa Czeszak FINACI
  • Márcia Guimarães Centro Universitário Internacional Uninter
  • João Mattar Centro Universitário Internacional Uninter e PUC-SP
  • Lucilene Marques Martins Rodrigues FAE Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp29-44

Palavras-chave:

educação a distância; tutoria online; formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura em língua portuguesa sobre a tutoria em educação a distância online. A revisão identificou apenas duas dissertações que propõem e avaliam cursos de formação para tutores online. Essas pesquisas são então resumidas e comparadas em detalhe. Enquanto um dos cursos foca a preparação do tutor online para o desempenho de suas atividades, o outro curso concentra-se na formação continuada do tutor. Este trabalho conclui que há diferentes possibilidades para a concepção de cursos de formação para a tutoria online, especialmente a formação inicial e continuada, e que ambas podem ser combinadas com sucesso.

Downloads

Publicado

2021-01-17

Edição

Secção

Reflexão Teórica ou revisão crítica de literatura