Formação inicial e continuada de tutores para a educação online
DOI:
https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp29-44Palavras-chave:
educação a distância; tutoria online; formação de professores.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura em língua portuguesa sobre a tutoria em educação a distância online. A revisão identificou apenas duas dissertações que propõem e avaliam cursos de formação para tutores online. Essas pesquisas são então resumidas e comparadas em detalhe. Enquanto um dos cursos foca a preparação do tutor online para o desempenho de suas atividades, o outro curso concentra-se na formação continuada do tutor. Este trabalho conclui que há diferentes possibilidades para a concepção de cursos de formação para a tutoria online, especialmente a formação inicial e continuada, e que ambas podem ser combinadas com sucesso.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Wanderlucy A. Alves Corrêa Czeszak, Márcia Guimarães, João Mattar, Lucilene Marques Martins Rodrigues
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.